Fies 2016, inscrições e Aditamento Fies

O Fies 2015 promete ser a ponte par o seu Futuro. Quem pretende ir além nos estudos e ter um diploma do ensino superior muitas vezes encontra dificuldades. Isso porque as mensalidades não cabem no orçamento da maioria dos brasileiros interessados em continuar na sala de aula. Por sorte hoje há várias alternativas para quem precisa de descontos e facilidades no pagamento e uma delas é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Foto divulgação: Fies Inscrições 2015

Foto divulgação: Fies Aditamento

Fies

O FIES é um programa instituído pelo Ministério da Educação que concede financiamento dos estudos para estudantes que estão matriculados em cursos de graduação presenciais e podem cobrir até 100% do valor cobrado com as mensalidades. O valor do financiamento é concedido de acordo com as condições econômicas dos interessados e deve ser quitado após o término do curso, porém com condições facilitadas.

Fies Inscrições 2015

Em 2013 foram firmados 400 mil contratos do FIES, então embora não haja expectativas oficiais, é esperado um aumento de pelo menos 15% nesse número. Uma dessas oportunidades pode ser sua. Confira só as regras antes de saber se pode requerer o financiamento:

Se você tem renda familiar bruta de até 10 salários mínimos:

  • 100% de financiamento se 60% ou mais da sua renda bruta per capita for comprometida pelo valor da mensalidade.
  • Até 75% caso as mensalidades comprometam entre 40% e 60% a renda familiar per capita.
  • Até 50% do financiamento caso a mensalidade comprometa de 20% a 40% da renda bruta familiar per capita

Se sua renda bruta for superior a 10 salários mínimos ou igual a 15 salários mínimos:

  • Até 75% de financiamento se o percentual comprometido da renda familiar bruta per capita for igual ou superior a 40%
  • 50% se o percentual comprometido da renda familiar bruta for entre 20% e 40%

Se a renda familiar bruta for superior a 15 até 20 salários mínimos:

  • 50% caso a mensalidade comprometa 20% ou mais da renda familiar bruta per capita.

    Foto: Divulgação

    Foto: Divulgação

Regras Fies Inscrições 2015

Não foram descritas novas regras para 2015, mas até o momento o financiamento tem taxa de juros anual de 3,4%, prazo de carência de 18 meses. Também há período de amortização de três vezes o tempo transcorrido do estudante na condição de financiado,  que pode ser acrescido de 12 meses.

O interessado no FIES pode soliciar o financiamento em qualquer período do ano durante os estudos. O primeiro passo é fazer a inscrição no SisFIES, inicialmente usando documentos pessoais para criar login e senha e, em seguida, preencher os formulários. Depois disso, será necessário validar as informações na  Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade onde estuda em no máximo 10 dias.

Depois disso, o estudante deve ir até um dos agentes financeiros do FIES (a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para formalizar o contrato, também no prazo de até 10 dias.

Foto Divulgação: Aditamento Fies

Foto Divulgação: Fies 2015 Aditamento

Aditamento Fies 2016

O Fies conta com o Aditamento do programa, do qual alunos que já estão devidamente matriculados no Fies renovam o seu contrato de 6 em 6 meses. O valor na renovação de contrato não muda, porém os dados pessoais deve ser atualizados na renovação. Fique ligado nas datas que o Aditamento Fies deve ser feito.

Não perca as datas pois o ano de 2016 está chegando e com ele o novo Aditamento Fies deve ser feito. Para todo aluno Fies o Aditamento Fies 2016 é obrigatório. Fique ligado nas datas e renove seu contrato com o Fies através da atualização de seus dados. É rápido e fácil.

Fies 2016

As datas para as inscrições do Fies 2016 ainda não foram divulgadas, mas fique ligado. Normalmente as datas não mudam muito de um ano para o outro, então as inscrições devem ser feitas perto da data que foram as inscrições Fies 2015. Não perca esta grande e nova oportunidade.