Pronatec 2016 – Campinas, SP. Cursos, Vagas e Inscrições

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está melhorando a vida de jovens e adultos com a oferta gratuita de cursos técnicos em instituições de ensino da rede pública e privada. O objetivo do programa é formar e capacitar às pessoas para que essas entrem no mercado de trabalho de maneira mais fácil. Em Campinas, em São Paulo (SP), os cursos são distribuídos na rede pública de ensino.Inscrições Pronatec Campinas SP 2016.

Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos, podem ser estudantes de ensino médio da rede pública ou já terem concluído, podem ser trabalhadores empregados ou não e também beneficiários do Bolsa Família,  além de estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Os candidatos que ainda cursam o ensino médio devem procurar a Secretaria Estadual de Educação ou a própria escola para informações sobre a pré-inscrição que podem acontecer nas unidades dos CRAS, CPAT e Ceprocamp espalhadas no município.

Vagas no Pronatec Campinas 2016

Não existe um processo único de inscrição e em algumas instituições o cadastro é feito diretamente com elas ou no site do Pronatec, onde o candidato escolhe a opção da cidade de Campinas e depois informa a escolaridade. Assim, o estudante tem acesso às vagas abertas nas instituições que usam esse processo de inscrição.

Pronatec 2016 - Campinas, SP. Cursos, Vagas e Inscrições

Pronatec 2016 – Campinas, SP. Cursos, Vagas e Inscrições (Foto: Divulgação)

Após a confirmação da inscrição, o candidato deve comparecer a unidade escolhida com os documentos solicitados pela instituição. Entidades como o Senac, Senai e Senat disponibilizam as suas vagas pelo sistema do Pronatec Campinas e as inscrições acontecem no próprio site do programa. Já foram ofertados cursos de técnico em gerência de saúde, agente comunitário, automação industrial, computação gráfica, controle ambiental, eletrônica e cozinha e operador de telemarketing.

Cursos Pelo Pronatec Campinas SP 2016

Em outras instituições, como a Universidade Anhanguera, as inscrições acontecem pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para o cadastro, o candidato precisa ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não pode ter tirado zero na prova de redação. A sua nota de corte servirá para a sua classificação no processo de inscrição.

Na Universidade Anhanguera, foram ofertados cursos de Técnico em Gerência de Saúde, em Agente Comunitário, em Automação Industrial, em Computação Gráfica, em Controle Ambiental, em Eletrônica e em Cozinha. As vagas para 2016 devem ser abertas no início do primeiro e do segundo semestre junto com o processo de seleção do Sisutec.