Pronatec 2016 – PB. Vagas, Cursos e Inscrições

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) surgiu para suprir a necessidade de uma mão de obra qualificada e capacitada a assumir cargos técnicos nas empresas. Com o crescimento econômico do país, esses trabalhadores com formação de qualidade, se tornam cada vez mais necessários. Dessa maneira, o programa oferece cursos técnicos gratuitos em entidades de ensino reconhecidas no país e principalmente na Paraíba (PB).

Pronatec 2016 - PB. Vagas, Cursos e Inscrições

Pronatec 2016 – PB. Vagas, Cursos e Inscrições (Foto: Divulgação)

Vagas Para Cursos do Pronatec PB 2016

Na Paraíba, o Programa está funcionando pela rede pública de ensino em escolas, Institutos  Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Serviços Nacionais de Aprendizagem e algumas entidades do ensino particular. Entre as instituições que ofertam vagas está o IFPB, com cursos do Pronatec 2016 para formação inicial e continuada.

As inscrições são feitas em locais específicos e em suas unidades espalhadas pela Paraíba, entre os cursos ofertados há de redes de computadores, operador de áudio e de editoração eletrônica. É preciso acompanhar as datas de inscrição e os critérios no site do IFPB.

O SENAC e SENAI também ofertam vagas pelo Pronatec PB 2016, como não há um sistema único de inscrição e as instituições podem fazer o seu próprio processo de seleção, é preciso acompanhar a divulgação das vagas nos sites oficiais e também no endereço eletrônico do Pronatec. As inscrições quase sempre são realizadas no início de cada semestre.

Pronatec 2016 - PB. Vagas, Cursos e Inscrições

Pronatec 2016 – PB. Vagas, Cursos e Inscrições Foto:Divulgação

Inscrições Para o Pronatec PB 2016

Em algumas instituições, as vagas do Pronatec também são preenchidas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e para participar o aluno deve ter feito o Enem e ter obtido nota maior do que zero na redação.

Podem se inscrever estudantes que concluíram ou não o ensino médio na rede pública, estudantes do programa EJA (Ensino de Jovens e Adultos), trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família e inscritos no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais)

Como Fazer a Inscrição para Cursos do Pronatec PB 2016?

É possível se inscrever pelo site do Pronatec em algumas instituições de ensino. O candidato deve acessar o link e escolher o Estado da Paraíba, o município e preencher a escolaridade no cadastro. Depois só escolher a opção de curso e finalizar a inscrição colocando as outras informações solicitadas. Após a avaliação das informações e da aprovação da inscrição, o candidato deverá comparecer à instituição escolhida para realizar a matrícula.