Pronatec inscrições

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, conhecido por Pronatec,  é um programa do Governo Federal que tem como intuito facilitar o ensino  profissionalizante. Através dele, buscam-se capacitar pessoas para que possam estudar e se profissionalizar  em uma das áreas de ensino oferecida pelo programa. Para pessoas de baixa renda, o programa ainda oferece bolsas de ensino, conhecidas como Bolsa-formação que tem como objetivo o oferecimento de vagas gratuitas para cursos profissionalizantes. Podem se inscrever no Pronatec indígenas, agricultores, pessoas que façam parte de programas sociais, estudantes matriculados no ensino médio, dentre outros.

 

Curso de qualificação Pronatec inscreva-se

Curso de qualificação Pronatec inscreva-se

Pronatec Inscrições – Objetivos

O Pronatec tem como objetivo principal oferecer vagas de cursos de educação profissional técnico presencial ou à distância. Com o oferecimento de diversos cursos, a intenção é poder reformar e ampliar as escolas que ofertam essa educação profissional e aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para expandir e melhorar esse ensino proposto. Através do Pronatec, as oportunidades de educação visam tornar profissionais capacitados para ingressar ou então retornar ao mercado de trabalho. Essa é uma forma que o governo encontrou de fornecer cursos mais acessíveis e alguns gratuitos a pessoas que precisam de oportunidades para estudar.

Curso mais procurado no Pronatec é o de Qualificação para o Turismo

Curso mais procurado no Pronatec é o de Qualificação para o Turismo

Dicas de cursos do Pronatec

O SENAI ou então o SENAC são grandes parceiros na promoção de cursos profissionalizantes, mas outros estabelecimentos como faculdade federais também podem oferecer esses cursos. Dentre alguns cursos oferecidos está o de ambiente e saúde e o de segurança. Mas é possível encontrar cursos nas mais diversas áreas. Para quem procura trabalhar como técnico de informática, a opção é o curso de informática e infraestrutura. Para as mulheres que pretendem ingressar nos salões de beleza, o curso de manicure é bem indicado, já que esse mercado de trabalho está em alta. Ainda há cursos sobre turismo, hospitalidade e lazer, produção alimentícia e produção industrial. Mas o curso que está sendo mais procurado é o de Qualificação para o Turismo, em função da Copa do Mundo em 2014. É só escolher o que se encaixa no seu perfil.

 

Comente (será moderado)