Pronatec Jovem Aprendiz 2016

O Programa Jovem Aprendiz PRONATEC 2016 vai oferecer 100 mil vagas com o objetivo de incluir jovens nas pequenas empresas. O programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa trabalha com a estimativa que possa ultrapassar as 100 mil vagas.

Pronatec Jovem Aprendiz 2016

Pronatec Jovem Aprendiz 2016 (Foto: Divulgação)

O jovem que frequentar uma escola pública e que deseja trabalhar pode se inscrever no Programa Jovem Aprendiz 2016 da Micro e Pequena Empresa, que tem como objetivo aumentar as chances dos jovens ingressarem no mercado de trabalho. Para que os empresários se sintam atraídos pelos jovens a União vai pagar parte dos custos da certificação. A prioridade do programa é contemplar jovens de 15 a 24 anos.

Contratações PRONATEC Jovem Aprendiz 2016

As grandes e pequenas empresas são obrigadas a contratar entre 5% e 15% de jovens aprendizes, empresas com um funcionário poderão contratar um jovem aprendiz. conforme a legislação o estágio desses jovens deve ser acompanhado por uma entidade certificadora.

Para 2016 a União retirou os custos da certificação que ficará por sua conta. A Micro e Pequena Empresa é o lugar ideal para esse jovem aprendiz desenvolver seus conhecimentos e adquirir prática no trabalho. Dessa forma ele terá uma visão mais prática, mais perto do balcão, pois estará vivendo muito próximo da realidade.

Pronatec Jovem Aprendiz 2016

Pronatec Jovem Aprendiz 2016 (Foto: Divulgação)

Encargos pagos

As empresas que contratarem jovens por intermédio do Programa PRONATEC Jovem Aprendiz deverão pagar um salário mínimo para trabalhadores que tiverem carga horária de 4 a 6 horas diárias, contribuição de 2% para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que normalmente é cobrado o percentual de 8%. Nesse caso o empregador não precisa pagar indenização por rescisão de contrato.

O jovem tem o direito de trabalhar até dois anos na empresa. Quando terminar o programa o jovem aprendiz terá o direito de receber da empresa a certificação técnica podendo ser efetivado pela empresa.

Como Participar do Programa PRONATEC Jovem Aprendiz?

Para as empresas participarem do programa deverão se inscrever no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e devem aderir o SINE (Sistema Nacional de Emprego) que fará o gerenciamento da vaga. As vagas serão distribuídas em 12 estados nas seguintes áreas: informática, operação de loja e varejo, serviços administrativos e alimentação.

Vale lembrar que ainda não foi divulgado o processo de inscrição dos candidatos do PRONATEC Jovem Aprendiz. fique ligado que assim que as informações forem abertas nós divulgaremos.