Pronatec 2016 – Natal, RN. Cursos, Vagas e Inscrições

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), lançado pelo Governo Federal em 2011, tem o intuito de oferecer vagas em cursos técnicos gratuitos de formação e capacitação continuada. Em Natal, no Rio Grande do Norte, toda a rede de ensino pública e instituições de ensino com os Serviços Nacionais de Aprendizagem participam do programa, facilitando o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho.

Pronatec 2016 - Natal, RN. Cursos, Vagas e Inscrições

Pronatec 2016 – Natal, RN. Cursos, Vagas e Inscrições. (Imagem: divulgação)

Inscrição Pronatec Natal RN 2016

As inscrições para as turmas do Pronatec Natal 2016 acontecem durante o ano, com a disponibilidade de vagas ofertada pelas instituições de ensino. É preciso acompanhar a divulgação dos cursos nos sites das entidades participantes, pois não há um único processo de cadastro e cada instituição parceira faz a sua própria seleção para o programa.

Em Natal, o Pronatec tem parceria com as escolas públicas estaduais e federais, com o IFRN e a UFRN. O Senac, o Senai, o Senar e Senat também participam do programa e as inscrições pelo site oficial do Pronatec.

Quem Pode Se Inscrever No Pronatec Natal RN 2016

Podem se inscrever nos cursos, estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou aqueles ainda matriculados, trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família, além dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Nas inscrições feitas pelo site do Pronatec, o candidato deve escolher a cidade de Natal e informar a escolaridade. Na busca aparecerão todas as opções disponíveis para a inscrição naquele momento, como também as turmas e as instituições. O candidato deve informar o número do CPF, a data de nascimento, o e-mail, o telefone de contato e novamente a escolaridade. Após avaliação das informações e aprovação da inscrição, o candidato deverá comparecer a instituição escolhida para realizar a matrícula.

Pronatec 2016 - Natal, RN. Cursos, Vagas e Inscrições

Pronatec 2016 – Natal, RN. Cursos, Vagas e Inscrições. (Imagem: Divulgação)

Cursos Pronatec Natal RN

Em algumas instituições que realizam os cursos pelo Pronatec  de Natal, as inscrições são feitas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para se cadastrar, o candidato precisa ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter tirado zero na prova de redação. As inscrições pelo Sisutec devem iniciar em março de 2016 e depois, na segunda fase, durante o segundo semestre do ano.

Vagas Pronatec Natal 2016

O Pronatec Natal oferece vagas nas áreas de agricultura, administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outros. Já foram oferecidos cursos técnicos de: Costureira Industrial, Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro, Manicure, Organizador de Eventos, Massagista e Maquiadora. O Senai, por exemplo, ainda tem vaga para a turma de Pintor de Obras no período da tarde, por isso entre no site do Pronatec e faça o seu cadastro.