Pronatec 2016 – Teresina, PI. Cursos, Vagas e Inscrições

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) pode garantir a melhoria de vida de um trabalhador e toda a sua família com a oferta de cursos técnicos gratuitos de formação e qualificação para pessoas de baixa renda. O programa, lançado pelo  Governo Federal, tem parceria com a rede pública Federal e Estadual de ensino, em escolas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Serviços Nacionais de Aprendizagem, além de algumas entidades privadas de ensino.

Pronatec 2016 - Teresina, PI. Cursos, Vagas e Inscrições

Pronatec 2016 – Teresina, PI. Cursos, Vagas e Inscrições (Imagem: divulgação)

Inscrições Pronatec Teresina PI 2016

Em Teresina, no Piauí, o Pronatec oferta cursos para estudantes, jovens e adultos que já concluíram o ensino médio e para aqueles ainda matriculados na rede pública, inclusive do projeto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também dispõe de turmas de qualificação e capacitação para trabalhadores, que estejam empregados ou não, e para beneficiários de programas como o Bolsa Família.

Como Fazer a Inscrição no Pronatec Teresina PI

Para ter acesso do Pronatec Teresina, em locais como o Senac ou Senai, é preciso acompanhar o calendário e a oferta de turmas no site do Pronatec no endereço http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/. O candidato coloca no formulário o Estado do Piauí, o município de Teresina e a escolaridade, assim ele visualiza as turmas abertas em cada instituição.

Pronatec 2016 - Teresina, PI. Cursos, Vagas e Inscrições

Pronatec 2016 – Teresina, PI. Cursos, Vagas e Inscrições. Foto:divulgação

Em algumas entidades de ensino, as inscrições feitas pelo Sisutec (O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). O candidato precisa ter a nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter tirado zero na prova de redação para se cadastrar. Cada curso tem uma nota de corte e o estudante tem direito a escolher duas opções no momento do cadastro.

Vagas do Pronatec Cursos RS 2016

Além do Senai, Senac e Senat, também o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) dispõe de vagas pelo Pronatec. São diversos cursos de Formação Inicial e continuada nas suas 11 unidades, entre eles de auxiliar administrativo, operador de computador, vendedor, auxiliar de fiscalização e de recursos humanos, inglês básico, auxiliar de cozinha, condutor de ambiente local e outros.

As inscrições nesses cursos são realizadas no próprio site do Pronatec. Após o preenchimento do formulário de inscrição, da avaliação das informações e da aprovação do cadastro, o candidato será notificado a comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula. É importante acompanhar a divulgação das vagas nos sites das instituições de ensino, pois as mesmas possuem diferentes calendários de inscrição.