1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Provas do Enem 2016. Como se preparar?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é indispensável para quem deseja ingressar no ensino superior, pois é utilizado no processo de seleção por muitas universidades públicas e privadas e nos programas do Governo Federal. A prova é dividida em quatro temas, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, códigos e suas tecnologias.

Conteúdo da prova do Enem

Como em edições passadas, a prova do Enem 2016 envolve conhecimentos gerais da atualidade e interpretação textual. O exame usa competências e habilidades com questões feitas por nível de dificuldade, do mais fácil ao mais difícil.

enem 2016

Provas do Enem 2016. Como se preparar? Imagem:divulgação

Também é realizada uma redação que geralmente abrange temas do cotidiano, por isso é necessário que os estudantes estejam atentos às notícias e às discussões na imprensa e sociedade. Esta prova tem um peso muito grande na média final do estudante, valendo 20% na nota final e ao todo a redação pode chegar a mil pontos.

Como se preparar para o Enem 2016

Na internet, há vários vídeo-aulas gratuitas com conteúdo atualizado que podem ajudar o estudante na hora de tirar dúvidas. Há ainda simulados gratuitos e as questões de edições passadas disponíveis para os estudantes resolverem. Quanto maior o número de simulados, maior a chance do candidato se acostumar com o modelo da prova e se sair bem durante o exame.

enem estudar

Provas do Enem 2016. Como se preparar? Imagem:divulgação

Antes de começar a estudar é importante fazer um planejamento, com as metas da semana, incluindo os assuntos que devem ser estudados de cada matéria, durante o período. Um plano de estudo ajuda a ganhar tempo e permite criar uma rotina programada, com prazos e tarefas, ajudando a aprender todos os conteúdos até o dia da prova.

Nesse planejamento é importante fazer a divisão de tempo para cada conteúdo, com atividades diárias e horárias para a revisão dos assuntos. Neste ano de 2016, os estudantes contam com o portal Hora do Enem, onde eles encontram aulas online e auxilio para estudar.

Inscrições do Enem 2016

Segundo o Ministério da Educação, o Enem registrou mais de 8,6 milhões de inscrições confirmadas para a edição de 2016. Ao todo, 9,3 milhões de pessoas se inscreveram, mas algumas não efetuaram o pagamento da taxa de R$68,00. O número total de inscrições para o enem confirmadas representou um acréscimo de 11,3% em relação à edição de 2015 do Enem.

enem 2016 se preparar

Provas do Enem 2016. Como se preparar? Imagem:divulgação

Data e horário da realização das provas

As provas da edição do Enem 2016 irão acontecer nos dias 05 e 06 de novembro. No sábado (05), as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias terão duração de 04h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, horário de Brasília.  As provas de domingo (06), Linguagem e Código; Matemática e suas Tecnologias e Redação terão duração de 05h30, com início no mesmo horário do dia anterior.

Comente (será moderado)