Sisu inscrições 2015

Já foram divulgadas as datas de inscrição para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015. O Sisu é um sistema informatizado e gerenciado pelo ministério da educação. É através desse sistema que as instituições públicas de ensino superior oferecem inúmeras vagas para seus cursos.

São vagas disponibilizadas para os candidatos do Enem 2014. Veja como funciona as notas do Enem para os cursos, como fazer a inscrição e as expectativas para 2015.

Notas do Enem no Sisu 2015

O candidato só pode fazer a inscrição para o Sisu 2015 caso ele tenha participado da edição do Enem 2014. Além disso, o candidato não pode ter tirado nota zero na prova de redação do Enem. Quanto maior a nota no Exame Nacional do Ensino Médio, maior a chance do aluno conseguir a vaga no curso e na instituição de ensino desejada.

imagem: divulgação

imagem: divulgação

Para ter acesso às notas do Enem e saber se pode se inscrever para o Sisu 2015, é só acessar o portal oficial do Enem através do link http://enem.inep.gov.br/. É preciso ter em mãos o número de inscrição, CPF e senha de acesso.

Como fazer a inscrição para o Sisu 2015 Segundo semestre?

As inscrições para o Sisu 2015 começam a partir da próxima segunda-feira dia 08 de junho e vão até o dia 10 de junho às 23:59. Para fazer a inscrição do Sisu 2015 o candidato deve ter em mãos o número de inscrição e a senha usada para o Enem 2014. Sem esse acesso não tem como fazer a inscrição. No momento da inscrição o candidato vai poder escolher duas opções de cursos, além disso, o candidato vai escolher se vai concorrer a vagas de ampla concorrência ou a vagas especificas que no caso é sistema de cotas das universidades.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

A inscrição é feita através do portal oficial do Sisu que pode ser acessado pelo link http://sisu.mec.gov.br. É importante saber que cada instituição de ensino usa o Sisu de maneira diferente, algumas reservam algumas vagas exclusivamente para os candidatos inscritos no sistema, e outras instituições utilizam a nota obtida através do Enem como um bônus na nota do candidato no vestibular, aumentando a chance de conseguir a vaga na instituição.

Como funciona a seleção do sisu 2015?

Durante o tempo de inscrição, que vai entra os dias 08 de junho até o dia 10 de junho, o candidato pode ir alterando as opções de curso que deseja fazer, isso porque o site, diariamente, atualiza a nota de corte de cada curso. A nota de corte é a nota mínima que o candidato precisa ter para conseguir a vaga, dessa forma se a nota que ele tem no Enem não for suficiente para determinado curso pode ser para outro e ai é só alterar, mas é importante ter em mente que não tem como ter 100% de certeza a respeito da nota. O resultado final mesmo só será liberado no dia 15 de junho.

imagem: divulgação

imagem: divulgação

O sistema vai selecionar os candidatos que tiveram a melhor classificação em cada curso. Essa seleção é feita pelas notas que os candidatos tiveram no Enem 2014, por isso é importante ter uma boa nota no exame nacional. Caso o aluno tenha nota suficiente para as duas opções de curso que ele escolheu o sistema automaticamente coloca ele na primeira opção escolhida.

Vagas para o Sisu 2015?

O Sisu aumentou bastante o número de vagas em relação a edição de 2014. De acordo com o ministério da educação o Sisu de 2014 teve ao todo 171.401 vagas em 115 instituições. Agora para 2015 são ao todo 205.514 vagas para 5.631 cursos em 128 instituições públicas de ensino superior. São várias vagas para diversos cursos.

O curso de medicina, por exemplo, conta com 3.758 vagas. Os cursos de engenharia contam com 30.749 vagas em inúmeras instituições do país. Para ter acesso a todas as vagas é só acessar o portal do Sisu através do site http://sisu.mec.gov.br/ e clicar em “pesquisar vagas”, na próxima página é só escolher entre município, curso ou instituição de ensino.

Expectativas para o Sisu 2015

As expectativas para o Sisu 2015 são as melhores possíveis, isso porque o número de vagas aumentou bastante e com isso o número de jovens estudando vai aumentar também. O Sisu é um ótimo sistema de seleção, isso porque o aluno, para conseguir a vaga, precisa estudar bastante para tirar boas notas no Enem, caso contrário não será possível garantir a vaga na instituição desejada ou usar a nota como um ponto a mais na nota do candidato na hora do vestibular.

imagem: divulgação

imagem: divulgação

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisu 2015 é só aguardar o dia 19 de janeiro e fazer a sua inscrição para os cursos nas melhores instituições públicas do país, boa sorte.

Pronatec – Programa nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego