Sisutec 2016 – Vagas, Expectativas e inscrições

Quem deseja voltar as salas de aula para conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho encontra nos cursos técnicos verdadeiros aliados para atingir os seus objetivos. O Sisutec 2016 é um dos programas que podem propiciar essa conquista para os brasileiros.

Está interessado em saber como ter uma chance de estar em um curso técnico em 2016? Então confira suas possibilidades de conseguir uma dessas vagas.

Sisutec 2016 - Vagas, Expectativas e inscrições

Sisutec 2016 – Vagas, Expectativas e inscrições (Foto: divulgação)

O que é o Sisutec?

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica foi criado pelo Governo Federal no qual instituições públicas e privadas de ensino profissional e tecnológico para candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse processo é realizado duas vezes ao ano e dá acesso a vagas em cerca de 580 instituições presentes em todo o Brasil.

Mais de 300 mil alunos já foram beneficiados com uma oportunidade no programa em 2015, portanto é de se esperar que ainda mais candidatos possam ter uma chance no próximo ano. Até o momento ainda não há informações oficiais sobre isso, mas elas devem passar a ser divulgadas a medida que o calendário do Enem 2015 se aproxima.

Para mais informações oficiais sobre o assunto, acesse o site oficial do Sisutec,  http://sisutec.mec.gov.br/ . No mesmo site estarão disponíveis informações sobre vagas e estabelecimentos de ensino em parceria com o Sisutec.

Inscrições Sisutec 2016

Se as regras que regerem o Sisutec 2016 forem as mesmas de 2015, poderão se inscrever aqueles que realizaram o Enem 2015 e conseguido nota maior que zero na prova de redação.

As inscrições devem ser realizadas via internet através do site http://sisutec.mec.gov.br , utilizando os mesmos dados de login e senha cadastrados para a última edição do Enem ao qual participou. Caso tenha perdido os dados, acesse o site oficial do exame para recuperá-los. O procedimento é simples e você não deve ter dificuldades em obter novamente as informações.

Sisutec 2016 - Vagas, Expectativas e inscrições

Sisutec 2016 – Vagas, Expectativas e inscrições (Foto: Divulgação)

O processo seletivo do Sisutec será composto por etapa única, no qual o interessado deve escolher no máximo duas opções de curso, em ordem de prioridade. Quando a etapa de inscrições chegar ao fim, o sistema fará a seleção automaticamente de acordo com o desempenho no Enem 2015 e do sistema de cotas, caso o candidato atenda a um dos requisitos para vagas de cotista.

É importante que o candidato acompanhe as notícias e o calendário do Sisutec, especialmente as de segunda chamada e também as que dizem respeito a apresentação de documentos e comprovação de informações.

Saiba mais sobre o Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.